O Que é Neuroeconomia?

Entenda o que é esse novo campo da psicologia

Publicado por
Wednesday, July 3, 2019

A Neuroeconomia é um campo ascendente na ciência que tenta integrar as teorias econômicas de tomadas de decisão, insights psicológicos sobre o comportamento das pessoas e o entendimento do funcionamento neuronal no cérebro humano.

Buscando uma sinergia entre estas três abordagens, a neuroeconomia pretende explicar o comportamento de escolha em termos de processamento cerebral.

Os pesquisadores israelenses Amos Tversky e Daniel Kahneman iniciaram seus estudos na década de 70 sobre finanças comportamentais, tendo como base a Psicologia Cognitiva, a neurociência Cognitiva e a Economia Comportamental.

A ferramenta principal para as análises feitas pelos estudos neuroeconômicos tem sido as imagens de escaneamento do cérebro humano feitas durante os experimentos de tomadas de decisão, associado à suplementação de insights adventos de experimentos realizados sobre comportamento animal, uma abordagem com uma tradição antiga no que concerne à pesquisa psicológica e neurocientífica.

Os economistas tem demonstrado grande interesse nos resultados das pesquisas providas pela neuroeconomia, na esperança de ampliar o entendimento sobre as escolhas econômicas feitas por indivíduos. 

Este artigo tem
0 pontos
Dê uma nota
1 2 3 4 5
thumb_up
Eu recomendo
thumb_up
Você recomendou
report_problem
Reportar

Você reportou
Motivos
Cancelar
0 comentários
Psikke:
Psikke: Compartilhe seus conhecimentos com a comunidade